O Santa Cecília

O laboratório Santa Cecília é referência em análises clínicas em Lavras e região há mais de quatro décadas, contando com 12 unidades de coleta. Sua tradição contribui para esta liderança, oferecendo um amplo menu de exames clínicos com precisão e agilidade, equipamentos de última geração e  uma equipe composta por mais de 100 colaboradores.

O desenvolvimento de recursos tecnológicos do Laboratório sustentam sua competência e garantem um aprimoramento contínuo em todos os processos, desde a qualidade dos exames até a agilidade na entrega dos resultados.

Desafio

O Laboratório Santa Cecília buscava se diferenciar dos concorrentes, com objetivo de ser reconhecido como referência na cidade de Lavras e região. O primeiro desafio era criar uma cultura organizacional que envolvesse todos os setores, transmitindo as novidades e serviços do laboratório aos clientes e colaboradores. O segundo era promover uma campanha institucional de comemoração dos 43 anos da marca.

Insight

Visitamos todas as unidades e analisamos a organização da cultura interna do Laboratório, bem como sua identidade visual e a maneira com que a marca era apresentada ao público e aos colaboradores. Estudamos ainda o histórico de ações de comunicação anteriores e o pacote de serviços prestados. A partir dessa coleta de dados, passamos a trabalhar com conceitos e valores de forma diferenciada, aproximando a marca do público-alvo por meio de ações direcionadas ao cuidado com a saúde, respeito e amor à vida. Outra proposta desenvolvida pela InOut seria comemorar os 43 anos de maneira inusitada e atrativa que estivesse à altura do tamanho e história do Laboratório.

Solução

Toda a comunicação visual da empresa foi revitalizada, assim como o conteúdo institucional e promocional. Criamos um manual de identidade visual contemplando as diversas aplicações da marca, além da padronizarmos as sinalizações interna e externa das unidades. A InOut também propôs um novo planejamento estratégico de comunicação e mídia para o Santa Cecília. Ao invés de ações pulverizadas, uma campanha conceitual foi desenvolvida, mostrando os verdadeiros valores cultivados pelo Laboratório.

Visando gerar buzz e interação maior com o público, a InOut e a equipe do Santa Cecília
realizaram na praça central de Lavras a distribuição de 1.000 mudas frutíferas de diversas espécies e
100.000 sementes de plantas medicinais no período de um dia. Os colaboradores do Laboratório
forneceram ainda informações sobre saúde e realizaram, no próprio local, alguns exames rápidos.

1.000

mudas frutíferas
de diversas espécies

100.000

sementes de plantas
medicinais

Enquanto isso, um balão tripulado com o logotipo e o selo de 43 anos do
Laboratório sobrevoou Lavras, chamando a atenção por onde passava.

Materiais impressos dos check-ups e exames veterinários foram criados e distribuídos por todas as unidades
com objetivo de torná-los conhecidos ao público. O marketing ambiental, social e esportivo também foi
contemplado por meio de apoios e patrocínios, que demonstraram o compromisso do Laboratório com a sociedade.

A campanha desenvolvida comemorou os 43 anos do Laboratório com um selo criado especialmente para a data,
inspirado no amor e no respeito à vida.
O mote da campanha e o selo comemorativo
foram disseminados em diversas ações institucionais e comerciais.
Peças para outdoors, backbus e
um spot/novela foram
criados, além de posts para fanpage e matéria para o site.

Inicia com som ambiente, no diálogo entre a avó e a neta. Depois entra trilha alegre com violão.

Diálogo entre neta de 5 anos e avó

Neta entra afobada na cozinha da casa da avó:

Neta: Vó, vóóó… o pé de Jabuticaba está carregadinho!!!

Avó: Viu só Paulinha… foram anos cuidando de uma pequena árvore para que ela ficasse assim, bonita.

Neta: E eu ainda nem era nascida… 

Avó e Neta: Risadas….  (entra locutor)

Locutor: Assim como tudo na vida exige tempo e dedicação, o Laboratório Santa Cecília acreditou que só oferecendo serviços de qualidade seria capaz de gerar boas relações com seus clientes. E foi o que aconteceu nesses 43 anos.

Por que onde existe amor, existe respeito à vida.

Laboratório Santa Cecília.

Resultados

Com planejamento, foi possível programar as datas comemorativas do ano, elaborando ações particulares (homenagens) do Santa Cecília para as principais datas, parceiros e colaboradores. Criamos uma nova página do Laboratório no Facebook, que atingiu mais de 2.400 curtidas em poucos meses, além de revitalizarmos a identidade visual de todas as unidades.

Lavras se surpreendeu com a campanha de comemoração dos 43 anos. As entregas de mudas e sementes tiveram intensa participação popular e o balão sobrevoando a cidade encantava o público por onde passava. Posts, comentários e fotos compartilhados pela população viralizaram nas redes sociais. Com a campanha, o Laboratório conseguiu gerar mídia espontânea nas rádios, revistas e jornais da cidade.

A comemoração dos 43 anos marcou a história do Laboratório e reafirmou sua liderança e posicionamento de mercado, que primam pela qualidade e satisfação de seus clientes, sendo reconhecido por ser socialmente responsável e comprometido com o meio ambiente.