A FADMINAS

A Rede Adventista de Educação está presente em 165 países e possui aproximadamente 1,8 milhão de alunos em 7.883 instituições de ensino que abrangem da educação infantil ao ensino superior, contando com uma consistente rede de colégios, faculdades e unidades bem estruturadas de internatos. Em Lavras, a educação adventista é promovida há 36 anos por meio da FADMINAS, abrangendo da educação infantil ao ensino superior, além de uma estrutura completa de internato. A formação integral promovida pela FADMINAS desenvolve nos alunos um caráter digno que florescerá nos futuros profissionais.

Desafio

Um dos grandes diferenciais da FADMINAS é a possibilidade do aluno residir no campus, propiciando uma experiência única de amadurecimento espiritual, emocional e intelectual, além de possuir um programa interno de bolsas educacionais destinados a alunos em situação de fragilidade econômica.

O principal desafio seria divulgar o sistema de internato em nível nacional para que as pessoas de outras regiões conhecessem os benefícios de morar em um campus tranquilo, onde a infraestrutura, segurança, qualidade de vida, baixo custo e ensino de excelência, proporcionariam experiências incríveis aos estudantes.

No passado, a FADMINAS investiu no marketing tradicional para realizar esta e outras ações, no entanto, somente o público de Lavras e região foi impactado, excluindo grande parte dos interessados em estudar na instituição e residir do campus por um valor bastante inferior quando comparado às outras regiões do país.

Insight

Apresentamos a estratégia Inbound Marketing para a FADMINAS, com o objetivo de impactar um grande volume de pessoas e tornar-se referência em qualidade de ensino, custo-benefício e internato.

Realizamos um estudo aprofundado do público-alvo e engajamos o corpo docente, orientando-o sobre como produzir materiais que se enquadrassem na estratégia Inbound Marketing proposta. Era preciso nutrir, por meio de conteúdos relevantes, o público do colégio e da faculdade de forma segmentada. Para isso, ativamos o mailing existente, até então estagnado.

Solução

Em princípio, discriminamos a comunicação de todos os canais, reposicionando o colégio, a faculdade e o institucional de forma separada, cada qual com um site e redes sociais diferentes. Uma proposta sugerida pela InOut e adotada pela FADMINAS, foi tornar as inscrições online através de duas landing pages: uma para inscrições gratuitas e outra via nota do ENEM. Ao realizar o cadastro, o setor responsável recebe, através de e-mails, todas as informações da inscrição.

Realizamos um estudo de como o público-alvo busca pelos serviços da FADMINAS e listamos as principais palavras-chave. Com base neste estudo, orientamos o corpo docente na criação dos conteúdos, os quais foram revisados, otimizados e postados pela equipe InOut.

Criamos botões de ação para as principais páginas dos sites com o objetivo de converter Leads. Todos os campos de cadastro possuem fluxos de automações ou autorresponder, com o propósito de relacionar e quebrar objeções que poderiam impedir a matrícula ou as inscrições no vestibular. Além disso, conseguimos segmentar, por exemplo, todos que se inscreveram para receber informações e ainda não realizaram suas inscrições no vestibular, possibilitando ações direcionadas para cada etapa da jornada de compra.

Página âncora FADMINAS

 

Criamos uma página com o mote da campanha
para o endereço principal do site atual.Nessa
página incluímos CTAs com links para os
novos sites e principais lading pages.

A essência traduzida em sites

 

Os três sites foram estruturados com novos conteúdos e layouts que representavam a essência da instituição. Utilizamos algumas imagens dos próprios estudantes da FADMINAS a fim de aproximar o público com a instituição. Todas as informações, que antes não estavam segmentadas, foram reformuladas e reposicionadas paras os sites: “Institucional”, “Faculdade” e “Colégio”.

Conteúdo é rei!

Com a participação dos professores,
desenvolvemos diversos e-books com
intuito de converter novos Leads e
agregar mais valor nos sites da instituição.

É nutrindo que se aprende

Nutrimos os blogs com a ajuda dos conteúdos enviados pelo corpo docente da instituição. No total
foram 104 posts revisados, ilustrados e otimizados para mecanismos de busca. Com esse material
conseguiremos relacionar com toda a base de Leads até janeiro de 2017.

As campanhas de vestibular e matrícula para o colégio, bem como diversos conteúdos ricos e os 104 conteúdos dos blogs, são divulgados nas principais redes sociais com o intuito de manter o relacionamento, aumentar o volume de tráfego no site e converter novos Leads. Planejamos e programamos os posts das principais datas comemorativas do ano, elaborando ações particulares (homenagens) da FADMINAS para estas datas.

Direcionamento e conversão

Internato/Bolsas

Matrícula Colégio

Resultados

A instituição foi reposicionada no meio digital. As campanhas de vestibular e matrícula, assim como o lançamentos dos novos sites e revitalização das redes sociais, foram iniciadas dia 01/09/2016 com estimativa de 3 milhões de visualizações, 150 mil visitas e 7500 Leads (oportunidades de ingresso) até janeiro de 2017. Através da nova estratégia será possível mensurar o retorno sobre o investimento (ROI) e calcular o Custo de Aquisição por Lead, representando um grande avanço para a instituição quando se trata de planejamento e gestão.