A principal função das embalagens é proteger o produto. Porém, não deixando de lado a forma de comunicação e expressão entre o fabricante e o consumidor. Como ferramenta de marketing, embalagens podem potencializar as vendas. Quando nas prateleiras e/ou propagandas, tem como objetivo seduzir o consumidor, saciando seus desejos e assim efetivando grandes vendas. O diferencial das novas embalagens está em carregar todo o peso da personalidade, elas devem ser o que o consumidor gostaria de ter, ou que desperte essa vontade. Quanto mais atrativa, melhor.

Essa inovação está relacionada, não só com o produto que está dentro, mas também, com o possível público consumidor, conectando ambos com as cores, os nomes, o slogan, sobre do que o produto é feito, dando forte enfoque sobre as coisas que ele pode estar proporcionando de bom. Ressaltando a acessibilidade, as facilidades que se pode ter para adquirir, consumir e descartar. Sobre as tecnologias que estão englobadas, e até mesmo sobre o processo de produção. Toda essa inovação, também pode estar ligada com o que anda sendo tendência no mundo, como por exemplo, embalagens que não atingem tanto o meio ambiente de forma danosa, entre outras coisas.

“As embalagens não são, portanto, meros objetos de fruição estética mas, comportam também conteúdos informacionais, substanciais e sentimentais, pois, humanizam as relações de mercado quando simbolizam sentimentos de carinho, atenção, dedicação e tempo dispensado em seu arranjo. Enfim, elas ajudam a conhecer o mundo, as coisas e a realidade. Elas fazem parte da história de vida de todo e qualquer indivíduo, independente de sua condição social.” (A embalagem como forma de comunicação e expressão)

Abaixo, algumas ideias sobre inovações em embalagens flexíveis, que têm criado novos ensejos e ciclos de crescimento para as empresas.

  • Doritos® Chili

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Conhecidas como Food 2.0, embalagens animadas e interativas, para alimentos, se tornaram uma ferramenta poderosa nas ações de marketing, principalmente, nas ações que são voltadas para o público digital. A utilização deste da “Realidade aumentada” tem sido frequente em todo tipo de embalagem e materiais promocionais. A Pepsico® lançou várias campanhas usando realidade aumentada, com destaque para uma com o Doritos® Chili, que alcançou grande sucesso.

  • Embalagens únicas

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Simples e simpáticas, as embalagens de dose única se abrem e dispensam o produto com uma só mão. O conceito é; no verso usa-se um filme rígido com um pré-corte no centro; no painel frontal, um filme flexível. Ao dobrar a embalagem, o verso rígido se quebra, dispensando o produto. Na maioria das vezes é utilizada para pequenas porções. Já foi encontrada aplicações como amostras de produtos cosméticos, adoçantes e instrumentos cirúrgicos, entre outras possibilidades.

  • Embalagens diferenciadas 

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Não é do nosso cotidiano encontrarmos embalagens tão elegantes e jeitosas como esta sacola-embalagem de tomate-cereja. Seu design integrando a janela que mostra os tomates-cereja, a parte impressa em branco, a alça que facilita o transporte e o zíper para o refechamento fazem desta embalagem um sucesso nas prateleiras e gôndolas.

  • Embalagens protetoras
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    Para os produtos líquidos e concentrados, as inovações possibilitam que os mesmos possam ser diluídos no meio sem que alguém tenha de abrir as cápsulas, minimizando o risco de contato com produtos potencialmente perigosos. As principais aplicações são em limpadores concentrados, detergentes e amaciantes para roupas (bi componente) – nesses casos, em contato com a água, a cápsula se dilui. Larvicidas e/ou pesticidas podem, então, serem manuseados sem o contato direto com a pele das pessoas que os aplicam.

 

Referências
1 A Embalagem Como Forma de Comunicação e Expressão Disponível em: <http://monografias.brasilescola.uol.com.br/arte-cultura/a-embalagem-como-forma-comunicacao-expressao.htm
2 Camilo, A. N. Artigo: Inovações em embalagens flexíveis. Disponível em: <http://www.embalagemetecnologia.com.br/2016/04/12/inovacoes-em-embalagens-flexiveis/

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