Se existe algo indispensável para a elaboração de uma grande campanha ou de um pequeno projeto é um briefing bem feito. É uma peça fundamental para que todas as etapas do planejamento sejam cumpridas sem distorções ou más interpretações.

De modo simplificado e direto, briefing é um conjunto de informações necessárias para o desenvolvimento e direcionamento de um trabalho, seja ele relacionado a textos, peças ou layouts. É no briefing que se entende os objetivos do cliente, o porquê daquele projeto e se aquilo que ele imaginou é possível de ser executado.

A importância do briefing

Muitas vezes o briefing não recebe sua devida importância, seja por falta de paciência do cliente, falta de tempo ou por simplesmente acreditar que este é um documento desnecessário.  Sem o briefing, o que a princípio pode parecer uma “liberdade” de exercer a criação, se torna na verdade um grande empecilho. Nas palavras do publicitário Stalimir Vieira, “é preciso clareza para trabalhar com eficiência. Trabalhar sem informação precisa e organizada é, mais ou menos, como entrar em campo no meio de uma partida de futebol, sem saber qual é o seu time: você pode ser um crack com a bola nos pés, mas estará sempre sujeito a fazer maravilhosos gols… contra”.

Um bom briefing auxilia a traçar estratégias sólidas e otimiza o trabalho a ser realizado. Além disso, quando um briefing é bem feito, futuros desvios no desenvolvimento do projeto são evitados. O resultado disso? Clientes satisfeitos e aquela sensação de dever cumprido!

Existem vários modelos de briefing. Cada agência ou empresa possui um próprio que se adapta com as suas necessidades. Nós da InOut, dividimos o briefing em 8 partes. Confira a seguir:

Objetivo

Precisamos entender o(s) objetivo(s) do projeto e o porquê de realizá-lo. Fale claramente seu objetivo e porque o marketing digital poderá te ajudar na execução do projeto.  Caso tenha mais de um, liste em ordem de importância (isso nos ajudará em decisões estratégicas no decorrer do projeto).

Metas

Existe uma grande diferença entre objetivo e meta. Objetivo é algo que se pretende alcançar, como por exemplo, aumentar as vendas da minha empresa. A meta é a definição de algo em termos quantitativos e com prazos determinados. Simplificando, a meta deve responder às seguintes perguntas: Quanto? Até quando? É atingível? É relevante? Por exemplo:

Aumentar as vendas da minha empresa em x% em um prazo de y meses.

Pergunte a si mesmo se isso é possível de ser alcançado e porque é importante para obter os resultados esperados.

Homem com óculos em cima de um motoca infantil andando no meio de uma rua.

Proposta de Valor

Compreender o propósito da sua empresa é essencial para entendermos o posicionamento da sua marca no mercado, bem como os benefícios que ela oferece aos seus clientes. É importante também conhecermos mais sobre a relação da sua empresa com quem está dentro dela, como funcionários, colaboradores e stakeholders. Resumindo: o que é a sua empresa e como você quer que ela seja percebida?

Target

Em poucas palavras, target é o seu público-alvo. Precisamos identificar o público-alvo e compreender quais os posicionamentos dele no mercado. A ideia principal é você saber tudo sobre os clientes da sua empresa e definir, de forma clara, quais são suas dores, dúvidas e a maneira com que você se relaciona com ele.

Produtos e Serviços

Para entender o mercado em que o seu cliente atua, é preciso analisar os pontos fracos e fortes da sua empresa, bem como oportunidades e ameaças. A coleta de informações sobre os produtos e serviços que a sua empresa oferece irá nos ajudar a compreender melhor a sua marca e direcionar a estratégia Inbound Marketing para resultados reais e mensuráveis.

Canais de Comunicação

Diversas empresas divulgam seus produtos e serviços em múltiplos canais de comunicação. Para entendermos quais os pontos de contato da sua empresa com clientes e stakeholders, precisamos compreender quais os canais de comunicação que seus produtos e serviços são divulgados. Existem os canais online, como blogs, sites e mídias sociais, por exemplo; e os canais offline, como revistas, imprensa, eventos e feiras.

Dois homens em cima de uma moto. Um deles está acelerando e outro está gritando em um megafone.

Canais de Venda

É fundamental entendermos profundamente como funcionam as vendas e os processos de venda da sua empresa. Este é um ponto muito importante para criarmos estratégias que possibilitam a geração de resultados. Defina claramente se o seu processo de venda é estruturado, se a sua empresa possui um planejamento, etc.

Presença Digital

Último passo para finalizamos nosso diagnóstico! Neste momento, precisamos entender como sua empresa está posicionada na internet. Você possui alguma equipe dedicada ao marketing digital? Precisamos compreender o que já foi feito em termos de serviços digitais para aplicarmos a melhor estratégia possível.

Com todas as informações em questão esclarecidas e bem definidas, a probabilidade de imprevistos e insatisfações é minimizada drasticamente. Assim, o andamento do projeto flui de uma maneira muito mais precisa e compreensível.

Seguindo este roteiro de briefing, a proposta a ser encaminhada será melhor enquadrada, facilitando o desenvolvimento do projeto e, consequentemente, garantindo o sucesso nos resultados!

O que achou desse roteiro? Já está pronto pra preencher o briefing da InOut? Aproveite a oportunidade e baixe nossa Planilha de Briefing! Lá, todas as questões estão bem mais detalhadas.

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