Em uma estratégia de Inbound Marketing, assim como o próprio conteúdo apresentado, as imagens que representam esse conteúdo são de suma importância. Destacamos 2 pontos: atração de leads e otimização nos mecanismos de buscas.

Diariamente somos expostos a inúmeras informações e é tarefa nossa filtrar essas informações e separar aquilo que consideramos mais importantes, ou que pelo menos nos chamam mais atenção. As imagens entram como complementares do conteúdo escrito. Seja uma fotografia, ilustração, infográfico, uma charge ou um gráfico, as imagens utilizadas devem comunicar tanto com o público leitor quanto com o próprio texto. Além de trazer o interesse desse leitor, elas deixam o conteúdo mais atrativo e didático.

Alguns dados são importantes de serem destacados. De acordo com uma pesquisa realizada pela Forrester, 90% da informação transmitida ao cérebro são visuais. Ela é processada 60.000 vezes mais rapidamente do que textos!! 40% das pessoas reagem melhor a imagens que a textos e nas mídias sociais esses índices sobem para 44%. Posts com imagens recebem 94% mais visitas e engajamento do que os que não possuem.

Tudo isso só é possível porque as imagens são capazes de transmitir a mensagem com rapidez  pelo fato de possuírem um forte elemento emocional, despertando sentimentos como raiva, compaixão, tristeza e curiosidade. Mas antes de sair compartilhando imagens por ai é preciso ter o direito de uso da imagem ou utilizar imagens com Royalty Free. Esse é o tipo mais comum de licença nos bancos de imagens. São imagens sem direito controlado, você pode pagar um valor e utiliza-la por tempo indeterminado. Mas, ela não é produzida exclusivamente para o cliente. Significa que outra pessoa pode usar a mesma imagem. Existem outros tipos de formatos para liberação ou restrição de uso de imagens, mas isso é assunto para outra postagem.

Além do poder de atração do usuário, outro ponto importante do uso de imagens é na otimização do SEO. 2 dicas essenciais devem ser seguidas:

1.Tag ALT de uma imagem

A Tag ALT tem a função principal de fornecer uma descrição alternativa para a imagem. Como é a parte que será lida pelo Google, ele saberá do que se trata a imagem e sua relação com a página em que foi anexada. Ela serve também para indicar um texto alternativo à imagem no caso de ela não ser carregada e funciona como palavras-chave para pessoas com deficiência visual (um programa de computador pode explicar a imagem lendo a sua tag “alt”) e para robôs de uma maneira geral, inclusive o robô do Google. Na Tag ALT as informações sobre a imagem podem ser um pouco mais detalhadas.

2. Nome do arquivo

O arquivo deve ser nomeado indicando qual o verdadeiro conteúdo da imagem. Para otimizar o nome deve tentar ser curto e descritivo, e não é necessário que inclua tanta informação como na Tag ALT. Deve ser feito da seguinte forma:

  • Representar o conteúdo da imagem
  • Incluir a palavra chave principal
  • Utilizar tracinhos para separar as palavras

Bem, vamos ao ponto principal. Os 10 sites para download de imagens gratuitas.

LIBRESHOT

libreshot

 

PIXABAY

pixabay

 

RGB STOCK

rgbstock

 

MORGUEFILE

morguefile

 

IREGIÕES

iregioes

 

BARN IMAGES

barn images

 

DREAMS TIME

dreamstime

 

FREEPIK

freepik

 

IMCREATOR

increator

 

GRATISOGRAPHY

gratisography