O Facebook considera como promoção uma competição ou prêmio que contempla um vencedor. Isso se dá por meio de sorteio ou por competência. As promoções são criadas para adquirir fãs e seguidores ou para dar uma movimentada na sua marca ou produto e trazer visibilidade.

Existem 2 tipos de promoções:

O sorteio – quando o ganhador é escolhido por sorte

O concurso cultural – quando o ganhador é escolhido mediante a competência apresentada

Vamos então às 3 ações que não devem ser feitas em uma promoção ou sorteio no Facebook.

 

1.NÃO FAZER REGULAMENTO

O regulamento é o começo de tudo. Antes de qualquer coisa escreva as regras da promoção ou sorteio. Isso evita mal entendido e futuros transtornos. Escreva-as de modo claro e objetivo.  Mas não se esqueça: o Facebook também tem regras próprias. Então, antes de escrever o seu regulamento leia os termos de utilização dessa rede, que você encontra aqui.  Caso alguma ação sua vá contra as regras do Facebook, a sua promoção ou sorteio pode ser banida da rede.

 

  1. SORTEIO: NÃO UTILIZAR APLICATIVOS RECONHECIDOS PELO FACEBOOK

Esqueça papelzinho dobrado, uni duni tê ou os mais “sofisticados” Excel e apps próprios. Quando se trata de sorteios no Facebook você deve utilizar aplicativos devidamente aprovados pelo Facebook, como o Sorteieme e YesGanhei!. Isso também assegura a seriedade da empresa que está realizando o sorteio ou promoção.  Afinal, quem me garante que o ganhador foi mesmo sorteado e que não houve fraude? Somente o aplicativo. #FicaADica!

 

  1. COMPARTILHE ESSA IMAGEM

Apesar da grande maioria das empresas realizarem promoções desse tipo, de acordo com as regras do Facebook: As promoções podem ser administradas nas Páginas ou dentro dos aplicativos no Facebook. Linhas do tempo pessoais e conexões de amizade não devem ser usadas para administrar promoções (por exemplo, “compartilhe em sua Linha do tempo para entrar” ou “compartilhe na Linha do tempo de seu amigo para obter entradas adicionais” não é permitido.

Você pode solicitar que a pessoa curta, comente, vote nos comentários,  mande mensagens entre outras coisas, mas solicitar a marcação de outros perfis e compartilhamento, não pode.

Ao fazer uma promoção no Facebook sem cumprir as regras estabelecidas, você pode passar por alguns transtornos:

  • Ao utilizar seu mural para promoções você corre o risco de ter sua imagem apagada pelo Facebook, caso alguém denuncie a sua promoção. Agora, imagine uma promoção feita na sua empresa cuja imagem tem 2 mil compartilhamentos e, repentinamente, é apagada?! Esse é um risco que não vale a pena ser corrido.
  • Quando não se utiliza um aplicativo autorizado para sorteios fica complicado extrair todos os participantes e sortear o vencedor. O que acaba sendo feito manualmente, sem critério algum, colocando em dúvida a reputação da empresa.
  • Outro “malefício” que este tipo de promoção traz é quando se trata da qualidade dos seus seguidores. De nada adianta trazer curtidas para sua página, de pessoas que não tem o perfil da sua empresa e que não irão interagir com suas postagens após a promoção gerando o fluxo esperado.

Bem, essas são restrições específicas do Facebook, o que não significa que você não vá conseguir fazer uma promoção onde há a necessidade de compartilhamento, por exemplo. Você vai conseguir sim, mas está correndo o risco de ser denunciado por alguém que conhece as regras e ter a promoção banida.  Veja em nosso post 14 dicas essenciais para uma campanha ou sorteio no Facebook  e veja como fazer uma promoção com um pensamento estratégico e deixar de ser apenas distribuidor de brindes online.

 

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