Em nosso post 3 coisas (importantes) que você não deve fazer falamos um pouco sobre as restrições do Facebook  e ações que muitas empresas cometem corriqueiramente e que acabam gerando dúvidas sobre a credibilidade da promoção.  Vamos abordar agora algumas dicas importantes na hora de criar um concurso, promoção ou sorteio no Facebook.

1º – Saiba o que você quer com a promoção

Trace bem seus objetivos e metas. O que você quer: conseguir mais seguidores? Tornar sua marca conhecida? Aumentar sua lista de contatos e leads? Gerar vendas imediatas? Gerar tráfego para sua loja online? Analise bem quais as suas necessidades e trace o planejamento da sua campanha com base nisso.

2º – Identifique o público que você quer atrair

De nada adianta criar uma promoção e atrair pessoas que não tem nada a ver com o seu mercado de atuação e que, após acabar a promoção dificilmente vão interagir com sua página. É mais importante a qualidade das pessoas que você atrai do que a quantidade de curtidas.  Faça uma análise de personas e, com base nas informações coletadas, como faixa etária, sexo, características de consumo entre outras coisas, trace sua campanha promocional.

3º – Escolha qual campanha quer criar

Sorteios – É uma forma mais fácil tanto para quem participa, quanto para quem administra a promoção. Pode ser solicitado que os usuários curtam a página e/ou façam um comentário para participar, além de possibilitar que você crie um mailing de seguidores, pegando os endereços de e-mails dos participantes. Com isso você garante o relacionamento com seus clientes por meio de e-mails marketing, por exemplo.

Concursos de votação – Uma ótima forma de obter feedback dos clientes. Um exemplo é pedir para seus seguidores escolherem sua próxima coleção de produtos, um nome ou outra coisa e oferecer um prêmio para o escolhido. Isso garante diversão e engajamento.

Concursos de legendas de foto – Peça que participantes enviem uma legenda para uma foto que você escolhe. Você pode conseguir inúmeros fãs, e-mails e engajamento.

Concurso de frases – Obtenha feedback dos participantes para o seu negócio. Peça que clientes escrevam, em poucas palavras, sobre o tópico que você escolher (algo como ‘por que sua mãe é a melhor?’ para o dia das mães). Você pode selecionar uma banca de análise para a escolha da melhor frase.

Concurso de fotos – Consiga material criado por usuários pedindo para que eles enviem as melhores fotos onde aparecem usando o seu produto ou qualquer outro tema relacionado ao seu negócio. A escolha pode ser por foto mais curtida ou outro critério estabelecido por você.

Concurso de vídeos – Leve o concurso de fotos um passo a frente pedindo para que usuários enviem um vídeo curto sobre seus produtos ou algo relacionado. A escolha do melhor pode ser feito tanto por votação quanto por uma banca avaliadora.

Compras coletivas – Fácil de entrar e permite que você faça vendas imediatas com cupons de desconto. Isso gera mais curtidas e endereços de e-mail.

4º Defina o regulamento da sua campanha

Essa é uma etapa muito importante. Defina todas as regras da sua promoção, duração, como participar, quem poderá participar e como será escolhido o vencedor. Não deixe nenhuma informação incompleta e que podem gerar dúvidas. Lembre-se de que, sua promoção, concurso ou sorteio deve ter ligação direta com sua marca e com seu público alvo.

5º Escolha o prêmio certo

Assim como todo o regulamento seu prêmio tem que ter a ver com a sua marca, além de ser atrativo a ponto das pessoas quererem participar.

6º Planeje sua divulgação

Faça um planejamento de como sua promoção será divulgada e em quais redes. Haverá investimento de divulgação? Planeje tudo.

7º Crie um título atrativo

Utilize palavras e chamadas de impacto. Como o título é uma das primeiras coisas que será visto, tente resumir a sua promoção nele colocando qual será o prêmio, utilizando palavras de  convencimento e o nome da empresa.

8º Faça uma descrição atrativa

Descreva de modo convincente e claro o passo a passo da sua promoção. Inclua hashtags próprias para concursos e que tenham a ver com sua área de atuação para atrair outros usuários. Deixe claro o porquê seus seguidores devem participar e porque o prêmio é interessante.

9º Apelo visual

O título e a imagem são as 2 coisas principais para atrair uma pessoa à participar do concurso (depois do prêmio, é claro). Utilize uma foto com qualidade, ilustração ou uma arte com layout atraente.

10º Mantenha seus seguidores informados

Caso você possua os e-mails de seus seguidores mantenha-os informados por meio de e-mail marketing. Avise-os sobre a promoção vigente e quando houver outras promoções. Caso não tenha uma lista de e-mails esta é a hora de começar a capturar os contatos e poder manter uma relação com seus clientes.

11º Personalize sua página

Para dar mais visibilidade à sua promoção crie capas e avatares personalizados da sua promoção.

12º Revise tudo

Leia tudo com muita atenção para ver se não há nenhum erro ou inconsistência de informações. Depois de postado ficará difícil consertar caso haja erros.

13º Promova seu concurso/promoção no Facebook

Impulsione sua promoção. Escolha o público alvo e faça a ação no aplicativo de impulsionamento do próprio no Facebook. Com cerca de R$50,00 você atinge em média 12 a 20 mil visualizações. Um investimento baixo perto da repercussão que seu concurso vai ganhar.

Em um concurso cultural de foto ou frases, por exemplo, uma ótima opção é delegar o ganhador aquele que obtiver mais curtidas. Como já citamos no post 3 coisas (importantes) que você não deve fazer, o Facebook não permite que você solicite que as pessoas compartilhem a imagem da promoção no perfil pessoal como obrigatoriedade para participar da promoção. Ao solicitar curtidas as pessoas acabam compartilhando por conta própria e divulgando a sua promoção.

14º Divulgue o ganhador

Após finalizada a promoção, divulgue publicamente e parabenize o ganhador. Neste momento convide as pessoas para participarem de outras promoções futuras.